DOCUMENTOS

- Para viagens dentro do Brasil: (Documentos originais) Carteira de Identidade emitida pela Polícia Civil (SSP), carteira de motorista válida e com foto, passaporte válido, carteira de trabalho, carteiras profissionais com foto como OAB, CRA, CRM, militares e RNE, no caso de estrangeiros. Menores até 11 anos, devem viajar acompanhados de um adulto com grau de parentesco comprovado. Também poderá viajar acompanhado de pessoa maior, expressamente autorizada em cartório pelo pai, mãe ou responsável legal. Para crianças de 2 a 11 anos viajando desacompanhada é necessária a autorização da Vara da Infância e da Juventude. 

- Viagens ao exterior, para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru. Passaporte válido ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP), em ótimo estado de conservação e com foto recente. Menores de 18 anos devem viajar acompanhados do pai ou da mãe que constam na carteira de identidade do menor. Na hipótese do menor de 18 anos viajar sem a companhia de um dos pais ou sem a companhia de ambos, é necessária a autorização do pai e da mãe ausente.

- Viagens ao exterior, para todos os outros países: Passageiros com 18 anos ou mais, é necessário o passaporte válido e eventuais vistos consulares. Aos passageiros que viajam à Europa, atenção para o Tratado de Schengen, um acordo entre países europeus para a livre circulação de pessoas, que exige o cumprimento de algumas formalidades.